Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diário da Jessie Bessie

Eu sou para cada pessoa aquilo que ela acha que eu sou, mas o que para mim importa é o que eu estou à procura de ser e isso eu ainda não sou.

3, 2, 1 ... Pipocas | Pawn Sacrifice

-POP.jpg

 

Pawn Sacrifice, ou em português "O Prodigio", é uma das estreias esta semana nos cinemas.

Este filme é baseado na história verídica de Robert James Fischer que atraiu a atenção do público norte-americano quando, com apenas 15 anos de idade, se tornou o mais jovem Grande Mestre internacional da história de xadrez.

Realizado por Edward Zwick, este filme conta a história do jogador de xadrez, cujo objectivo na vida era vencer o jogador russo, Boris Spassky. O problema (ou não) é que a altura em que tudo isto se passou foi durante a Guerra Fria. Deste modo, o prodígio de xadrez, Bobby Fisher vê-se entre duas super potências (EUA e Rússia) e as suas próprias batalhas (principalmente pessoais com o melhor jogador do mundo na altura, Boris Spassky).

 

PS-BANNER.jpg

 

Na minha opinião, que deste filme é muito breve (em comparação ao último que vi), acho que é um filme que cumpre o que promete. Ou seja, é um filme fiel à realidade, muito concreto na história (não há margem para erro), e mesmo para os leigos em xadrez (como eu) percebe-se na perfeição. 

 

pawn-sacrifice-official-trailer-starring-tobey-mag

 

Porque razão quis ver este filme? Por duas.

A 1ª, porque como sou fascinada por História, assim que ouvi que este filme se passava durante a Guerra Fria, quis de imediato ver. No entanto, neste filme apenas vemos as pressões que eram feitas para "atletas" (xadrez e não só) trazerem o prestígio para a sua nação.

 

fischer-resignation-kid.jpg

 

A 2ª, porque queria ver como era abordada a paranóia (ou seja outra área que me interessa imenso, a psicopatologia). E em relação a este segundo ponto, achei que podia ter sido abordada de outra maneira, visto que caiu de paraquedas no meio do filme. 

 

2f4d76a563e0457db5c5e5bd27e84f12.jpg

 

Resta-me destacar o papel do actor, Tobey Maguire (que interpreta o jogador Bobby Fischer), que me surpreendeu pela positiva. No entanto, não é um papel de Óscar.  

 

pawn-sacrifice-2.jpg

 

 

Pawn Sacrifice estreou esta quinta-feiras nas salas de cinema, e não acho que seja de todo dinheiro mal entregue. Para os "amantes" de Xadrez, História e Psicologia é sem dúvida um dos motivos para irem ao cinema este fim de semana. 

 

12171170_669127466523128_1961995468_o.jpg

Vê o trailer aqui.

Votação: 7/10

 

Boas estreias,

http---signatures.mylivesignature.com-54493-94-03F

 

ablogger

Jessie Bessie | 22 anos | Portugal

Embaixadora da Mais Mimus

Translate Google


Follow

Visualizações Blogs Portugal


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.